A Ergonomia procura optimizar as condições de trabalho, segundo critérios de eficiência, conforto e segurança.
Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
É a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Em que setores pode ser aplicada a Ergonomia?
Na gestão do trabalho e da empresa:
Elaboração de planos para avaliação de cargos e sistemas de incentivos;
Elabora planos para identificar e resolver problemas de alocação de recursos;
Atua em programas de higiene e segurança do trabalho;
Participa e colabora na seleção e treinamento de pessoal;
Realiza a interface entre as áreas administrativas e técnicas da empresa.
Na área de planeamento industrial:
Realiza estudos sobre a localização geográfica da empresa e planejando o arranjo físico de suas instalações;
Desenvolve estudos de viabilidade técnico-econômica para aplicação de capital no processo industrial;
Conduz programas de redução de custos;
Elabora e calcula lotes econômicos e séries de produção, bem como previsões de venda;
Estabelece políticas de administração e controle de estoques e reposição de equipamentos;
Presta assistência no desenvolvimento de máquinas, ferramentas e produtos e no desenvolvimento de políticas e procedimentos;
Acompanha e supervisiona a operação de materiais e equipamentos.
Identifica fatores que impactam o meio ambiente e a sociedade provenientes do processo produtivo e realiza estudos para reduzir os impactos negativos, procurando maximizar os impactos sociais, ambientais e econômicos provenientes do processo de produção para a sociedade.
Como gestor do sistema produtivo:
Desenvolve projetos e faz o planejamento para controlar a produtividade ou eficiência operacional de uma empresa, conjugando os recursos humanos e materiais disponíveis, visando ao aumento da produção com o menor custo possível;
Desenvolve métodos de otimização do trabalho;
Cria procedimentos para programação e controle de produção;
Desenvolve programas de controle da qualidade;
Apresenta modelos de simulação para problemas administrativos complexos.
Alguns dos dispositivos informáticos são: luvas, capacete, óculos, rato, joystick, roupa VRML, anel VRML. Sensores de movimentos e plataformas para aplicações são mais exemplos de dispositivos da realidade virtual que podem ser encontrados para tornar um ambiente muito mais interativo.
A Realidade Virtual - é uma tecnologia de interface entre um utilizador e um sistema computacional. O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidade temporais. Para isso, esta interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento da presença do usuário.
Interatividade é um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação. A interatividade pode ser descrita de duas maneiras: - uma atividade que envolve interação; - propriedade de ser interativo. Interatividade como atividade: “uma expressão da extensão que, em uma determinada série de trocas comunicativas, qualquer terceira (ou posterior) transmissão (ou mensagem) é relacionada ao grau com o qual trocas anteriores se referem mesmo a uma transmissão mais antiga”.
Interatividade como propriedade: “consequentemente, o foco do resultado é no design (de interface) e na técnica. Claro que essas propriedades são importantes, pois fornecem parte do contexto para a entrega de conteúdo ao usuário. Porém, essa aproximação é inadequada para descrever interatividade como atividade"
Interface gráfica do utilizador, é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos, como ícones e outros indicadores visuais, em contraste, a interface da linha de comando.
Os widgets são simbolos manipulados de forma a obter um resultado prático, através de um rato ou de um teclado.
Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador, através de representações visuais do sistema operacional.
Os componentes de uma interface gráfica do utilizador, usa uma combinação de tecnologias e de dispositivos, para fornecer uma plataforma com a qual o utilizador possa interagir.
Olá, somos a Melissa e a Muriela, da turma do 12º A. Criamos este blog no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, com o intuito de podermos publicar os nossos trabalhos acerca desta disciplina ao longo deste ano lectivo.
Esperemos que gostem e que visitem o nosso blog. :)