sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Formatos de ficheiros de imagem




Distinção entre imagens do tipo bitmap e imagens do tipo vetorial:


  • O formato bitmap é baseado num mapa de bits.
  • O formato vetorial baseia-se em fórmulas matemáticas.





Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap:
  • BMP (Bitmap)
Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada.
O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação.




  • GIF (Graphic Interchange Format)  
  •  
      Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só.   É utilizado para compactar objetos em jogos eletrônicos, para usar como emoticon em mensageiros instantâneos e para enfeitar sites na Internet.



 
  • JPEG (Joint Photographic Experts Groups)

      JPEG
    (ou JPG) é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas.
      O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem.
      Geralmente se obtém uma compressão com pouco perceptível perda na qualidade da imagem.



  • PDF (Portable Document Format)

      O formato de arquivos PDF (Portable Document Format) é cada vez mais utilizado, principalmente por sua característica de evitar que um

    documento seja alterado.
      Assim, trata-se de um formato excelente para a distribuição de livros (e-books), documentos, manuais, entre outros.

                                              



PNG (Portable Network Graphics)


 É um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.
  O formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa.
  O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso.




    TIFF (Tagged Image File Format


      É um formato de arquivo que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital.
      O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.
      O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando os métodos LZW, Packbit, Huffman, CCITT, Group III, Group IV e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo.
      A compressão LZW, suporta imagens com esquemas de cores não indexadas.




     







    - Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial:







    SVG (Scalable Vector Graphics)
     

      SVG
    é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.
     

    A grande diferença entre o SVG e outros formatos vetoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa.
      Foi criado pela World Wide Web Consortium, responsável pela definição de outros padrões, como o HTML e o XHTML.







    • SXD ( OpenOffice.org DRAW)

      O formato SXD do OpenOffice.org DRAW permite de forma simples o desenho vectorial em trabalhos. 






               




    • PS [PostScrip] e EPS [Encapsulated PostScript] 

       O PostScript é capaz de manipular texto e desenhos de maneira eficiente e com qualidade superior ao bitmap, mas não é capaz de armazenar imagens fotográficas, de modo que elas devem ser representadas como bitmaps.
      O EPS pode ser aberto em softwares gráficos e de desenho, como Adobe Photoshop, CorelDRAW, Adobe Illustrator, etc. Mas quando são abertos em programas de edição de imagem são transformados em pixels essa ação é chamada de "rasterize". 

    •    




      • CDR (CorelDraw)



      O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.






      • WMF (Windows Meta File)

      É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows , originalmente implementado nos anos 90. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e essencialmente possuem em seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.
      WMF foi introduzido no Windows 3.0 inicialmente e é um formato nativo de imagem vetorial nas aplicações do Microsoft Office como Word, PowerPoint e Publisher.










          Sem comentários:

          Enviar um comentário